Leonardo Andreotti renuncia ao Conselho de Ética Triathlon Brasil Em virtude de nomeação como Árbitro do TAS (Tribunal Arbitral do Esporte)

Leonardo Andreotti, membro do Conselho de Ética do Triathlon Brasil, anunciou, nesta semana, sua renúncia ao cargo – ele iniciava seu segundo mandato (o primeiro foi de 2018 a 2022) – em virtude de sua nomeação como Árbitro do TAS.

Sobre o TAS:

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) tem sua sede estabelecida na Suíça, na cidade de Lausanne, e foi criado em 1984 por iniciativa do então Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Juan Antônio Samaranch, com o objetivo de resolver disputas ligadas direta ou indiretamente ao esporte, sobretudo no contexto internacional.

Trata-se de um tribunal arbitral independente e que tem sua competência estabelecida através do expresso reconhecimento das organizações esportivas, em especial das federações internacionais, geralmente por meio de referência estatutária.

O TAS resolve disputas trazidas pelas próprias partes por meio de uma divisão ordinária ou em grau de recurso, na divisão de apelação, podendo rever decisões contratuais e disciplinares tomadas de forma definitiva por quaisquer organizações esportivas que o reconheçam como órgão competente para a solução definitiva do conflito.

O TAS também exerce sua jurisdição Ad Hoc, quando escolhido para resolver disputas que tenham relação com eventos esportivos, a exemplo dos Jogos Olímpicos; da Copa do Mundo, dentre outras competições de relevo internacional.

Suas decisões podem ser objeto de recurso junto ao Tribunal Federal Suíço, mas somente com relação a vícios formais do procedimento, não sendo possível rever o mérito de suas decisões.

O TAS representa hoje a máxima instância jurídica desportiva internacional.

Sobre sua contribuição ao Triathlon Brasil, Andreotti afirma: “Foi uma honra integrar o Conselho de Ética da CBTri e testemunhar de muito perto o crescimento da modalidade no país.”.

Agradecemos imensamente toda contribuição durante o período do mandato e desejamos a Andreotti muito sucesso nesta nova jornada!

Superação com responsabilidade!

Related Posts

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday