Sobre Nós

Triathlon Brasil

A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) é o órgão máximo do Triathlon no Brasil, filiada à International Triathlon Union (ITU), à Confederación Americana de Triathlon (CAMTRI) e, aos Comitês Olímpico do Brasil (COB) e Paralímpico Brasileiro (CPB).

A CBTri é o órgão responsável por supervisionar e organizar todos os aspectos relativos à prática e gestão da modalidade Triathlon no território brasileiro, bem como representar a modalidade, para todos os fins, no exterior.

Fundada em 14 de junho de 1991, teve como seu primeiro presidente o Baiano João Calazans Filho, que comandou a entidade até 1998. Em 1999, a CBTri passou a ser presidida pelo capixaba Carlos Alberto Machado Fróes, que permaneceu até abril de 2017, quando assumiu o carioca Marco Antônio de Mattos La Porta Júnior.

A eleição de Marco La Porta marcou uma nova era para o Triathlon brasileiro com a profissionalização da gestão para atender às necessidades do esporte moderno e total alinhamento com as novas diretrizes do esporte mundial, pautadas por governança atuante e transparente.

Em março de 2018, as Federações aprovaram a modernização do estatuto da CBTri, que estabelece a criação de um Conselho de Administração, além de outro órgão de controle externo, como o Conselho de Ética.

Neste mesmo mês, Marco La Porta renunciou ao cargo da CBTri e assumiu a vice-presidência do Comitê Olímpico do Brasil, assumindo a presidência da Confederação o baiano Ernesto Teixeira Pitanga e a vice-presidência o ex triatleta Armando Barcellos.

Sob a governança da CBTri estão hoje 24 Federações Estaduais e mais de 3 mil atletas filiados. O Triathlon brasileiro figura hoje entre as 15 nações mais fortes do mundo e o potencial de crescimento da modalidade no Brasil é enorme. São mais de 25 mil praticantes de Triathlon e modalidades relacionadas em todo o país, além de milhares de simpatizantes desse esporte que combina disciplinas apaixonantes: natação, ciclismo e corrida.

Endereço

SHJB III E/Q 3/5, Avenida das Paineiras, Ed. jardim Imperial, Bloco B Sala 114
Jardim Botânico – Brasília/DF
CEP: 71.681-125

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday