Multisports – Outros

Outros

Triathlon Mixed Relay

O revezamento misto entre equipes é um formato inovador, emocionante e altamente competitivo. Cada time é composto por 2 homens e 2 mulheres. De forma intercalada, cada integrante realiza o percurso de 300 metros de natação, 8 quilômetros de ciclismo e 3 quilômetros de corrida. O relógio para quando o último membro da equipe finalizar o combinado.

Com muita ação e um ritmo implacável, a disciplina foi inserida no programa dos Jogos Olímpicos da Juventude em Singapura2010 e fez bastante sucesso, sendo aprovada para integrar o programa dos Jogos Olímpicos de Verão a partir de Tóquio2020.

O formato representa o compromisso da ITU em promover a igualdade de gênero no esporte, mostrando que homens e mulheres podem praticar o Triathlon juntos, no mesmo campo de jogo.

Triathlon de Inverno

Buscando manter o condicionamento físico fora da temporada, especialmente em países do extremo norte onde costuma-se nevar, alguns triatletas criaram o chamado Triathlon de Inverno, uma combinação de corrida, mountain bike e esqui cross country. Uma outra variação da modalidade combina esqui cross country, mountain bike e patinação no gelo.

A distância geralmente depende das condições climáticas no dia, horário e local da prova, mas a média é que o percurso leve de 80 a 90 minutos para ser concluído pelo vencedor. A distância da corrida pode variar de 5 a 9 quilômetros, os triatletas podem correr com tênis ou sapatilhas com travas para cross country. O ciclismo tem um percurso de 10 a 15 quilômetros enquanto na última etapa, o esqui cross country, a distância pode variar de 8 a 12 quilômetros.

A ITU tem organizado campeonatos de triathlon de inverno desde 1997 mas o primeiro Mundial exclusivo da modalidade foi realizado em 2015 na cidade e Quebéc, no Canadá. Desde então a competição passou a ser disputada anualmente. Além da disputa entre atletas de alto rendimento e age group, existe também um revezamento por equipes, que envolve três atletas por nação e cada atleta completa uma curta distância de cada uma das três disciplinas (ou seja, 2k de corrida, 5k de pedal e 3k de esqui).

A modalidade representa uma grande oportunidade para atletas que buscam novos desafios e especialmente quem gosta e tem e acesso à pistas de esqui.

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday