Primeiro triatleta com síndrome de down do Brasil.
Lucas Vasconcelos, 19 anos, é considerado o primeiro triatleta com síndrome de down do Brasil e provavelmente do mundo, o atleta treina na escolinha da CBTRI na cidade de São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro e prepara-se para fazer sua estreia em competições agora em 2019.
“Considero ele um triatleta mesmo sem ter participado de uma competição pelo fato do Lucas viver o triathlon no dia a dia” comenta Hilton Lopes, responsável pelo desenvolvimento da modalidade no Brasil.
Nadando, pedalando e correndo de 5 a 6 vezes por semana,3 horas por dia, em dois anos de treinamento, Lucas emagreceu 17 kilos e com muito treino e dedicação prepara-se para fazer sua estreia em competições este ano.
No dia 17 de fevereiro participará de um Aquathlon no litoral norte de São Paulo e fará sua estreia em competições no mar, nadando 1km e correndo 5 km.
Embora a deficiência intelectual não fazer parte do programa oficial Paralímpico do triathlon, nada impede que atletas com esta deficiência pratiquem nosso esporte, considerado o esporte mais inclusivo existente, o triathlon tem em seu programa oficial de competições, provas para amadores, profissionais, crianças e atletas com ou sem deficiência de todas as idades.
Confira a matéria com o atleta: