Presidente do COB e Confederações acompanham votação da nova Lei Geral do Esporte

Presidente do COB e Confederações acompanham votação da nova Lei Geral do Esporte
COB, Confederações e representantes da CACOB reunidos na Câmara dos Deputados, em Brasília. Foto: Camila Dantas / COB

 

O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, e mais 24 presidentes e vices das Confederações, além de representantes da Comissão de Atletas do COB (CACOB), se uniram em Brasília para acompanhar a votação da nova Lei Geral do Esporte, nesta quarta-feira, 6. A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do relator, deputado Felipe Carreras, para a proposta que reformula a legislação federal esportiva.

“O esporte olímpico brasileiro tem representatividade e mostra união diante de pautas relevantes para sociedade. Este é um projeto no qual estamos atentos e presentes durante todo o processo, participando por meio de debates, audiências públicas e seguiremos acompanhando até a sanção do presidente da República”, disse o presidente Paulo Wanderley.

Durante a discussão em Plenário, os deputados defenderam a aprovação do projeto com ajustes pontuais. Entre as inovações estão a instituição de novas exigências para clubes formadores de atletas, aumento de penas para o racismo no esporte, valorização do profissional de educação física e ampliação da carga horária mínima da educação física nas escolas.

Outro ponto do projeto é a equiparação da legislação esportiva à Lei de Incentivo à Cultura. O texto aprovado na Câmara também implementa o Fundo Nacional do Esporte, que apresenta regras específicas relacionadas ao financiamento público ao setor, e que terá como prioridade fomentar o esporte educacional e universitário.

“Hoje é um dia histórico para o esporte brasileiro. Após vários debates com a sociedade, clubes, Confederações e Federações, chegamos ao texto da modernização da Lei Pelé. Acredito que conseguimos aprovar um projeto no qual vai valorizar ainda mais o esporte, que não só forma campeões e medalhistas, mas também cidadãos”, afirmou o deputado Felipe Carreras, relator da Lei Geral do Esporte.

Antes de acompanhar a votação, o grupo liderado pelo presidente do COB foi recebido na terça-feira, 5, no Congresso Nacional, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Na oportunidade, Paulo Wanderley apresentou sugestões das Confederações ao projeto.

 

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e presidente do COB, Paulo Wanderley.

 

Ainda em Brasília, na tarde da quarta-feira, 6, o presidente Paulo Wanderley, presidentes e vices das Confederações Brasileiras Olímpicas e representantes da CACOB, tiveram um encontro com o Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento. Na pauta, o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro. Este mesmo grupo, além do presidente e vice da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral e Alim Maluf, se reuniu com o Secretário Especial de Esporte, Marcelo Magalhães, e o Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Bruno Souza, que fizeram uma apresentação sobre o trabalho realizado nos últimos dois anos na secretaria.

 

Presidente do COB, Paulo Wanderley, e o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento. Foto: Camila Dantas

Related Posts

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday