Em uma performance digna dos grandes nomes do triathlon mundial, Manoel Messias brilhou na tarde deste domingo, 2, ao conquistar pela segunda vez na carreira o título da Copa do Mundo de Viña del Mar (Chile). O brasileiro já havia se sagrado campeão em 2023, quando superou o compatriota Miguel Hidalgo.
A vitória veio com uma dose extra de emoção. Apenas o 25º mais rápido na natação (8:37), Messias precisou ser o mais veloz no ciclismo (25:43) e na corrida (14:03) para ficar com o título. O brasileiro iniciou o último terço da prova na 24ª colocação – e a 19 segundos do líder –, quando a recuperação na prova ficou mais nítida. Veloz desde o primeiro quilômetro na corrida, ele alcançou o pelotão da frente e entrou de vez na briga por um lugar no pódio. Nos metros finais, já ao lado do português João Nuno Batista e do espanhol David Cantero, arrancou para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.
“Muito feliz por esta segunda vitória em Viña Del Mar. Eu me senti bem durante toda a prova, mas, na verdade, fiquei um pouco surpreso com o resultado. (Quando iniciei a corrida), não acreditava que podia ganhar. Sabia que estava correndo rápido, tratei de encurtar o gap para os adversários, me estabilizar e aí dar todo o gás no sprint final”, analisou o brasileiro, de 29 anos.
Messias completou os 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida em 49:38, um segundo mais rápido que o vice-campeão Batista e cinco sobre Cantero, quinto melhor triatleta do mundo em 2025 e que vinha de um segundo lugar na final do Circuito Mundial, em Wollongong (Austrália), há duas semanas.
O triatleta brasileiro tem um histórico de vitórias em território chileno. Além do bicampeonato da Copa do Mundo em Viña Del Mar, Messias foi campeão este ano do Campeonato Sul-americano e dos Jogos Pan-americanos de 2023, ambos em Santiago. Em 2022, também em Viña, foi medalhista de ouro na Americas Cup.
Outros cinco brasileiros participaram da competição em Viña del Mar: na prova feminina, Giovanna Lacerda foi a 22ª colocada (59:59) e Gabrielle Lemes, a 26ª (1:00:17). Entre os homens, Antonio Bravo terminou em 34º lugar (51:14), Kauê Willy em 36º (51:25) e Vinicius Sant’Ana em 59º (54:56).
A seleção brasileira permanece no Chile por mais sete dias, onde disputa a prova de San Pedro de La Paz no próximo fim de semana. Já no dia 16 de novembro, eles encerram a temporada internacional com a disputa da Copa do Mundo de Florianópolis.
==
Crédito da foto: Wagner Araujo/World Triathlon



