Manoel Messias brilha em sprint final e conquista bicampeonato da Copa do Mundo de Triathlon em Viña del Mar

Em uma performance digna dos grandes nomes do triathlon mundial, Manoel Messias brilhou na tarde deste domingo, 2, ao conquistar pela segunda vez na carreira o título da Copa do Mundo de Viña del Mar (Chile). O brasileiro já havia se sagrado campeão em 2023, quando superou o compatriota Miguel Hidalgo.

A vitória veio com uma dose extra de emoção. Apenas o 25º mais rápido na natação (8:37), Messias precisou ser o mais veloz no ciclismo (25:43) e na corrida (14:03) para ficar com o título. O brasileiro iniciou o último terço da prova na 24ª colocação – e a 19 segundos do líder –, quando a recuperação na prova ficou mais nítida. Veloz desde o primeiro quilômetro na corrida, ele alcançou o pelotão da frente e entrou de vez na briga por um lugar no pódio. Nos metros finais, já ao lado do português João Nuno Batista e do espanhol David Cantero, arrancou para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

“Muito feliz por esta segunda vitória em Viña Del Mar. Eu me senti bem durante toda a prova, mas, na verdade, fiquei um pouco surpreso com o resultado. (Quando iniciei a corrida), não acreditava que podia ganhar. Sabia que estava correndo rápido, tratei de encurtar o gap para os adversários, me estabilizar e aí dar todo o gás no sprint final”, analisou o brasileiro, de 29 anos.

Messias completou os 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida em 49:38, um segundo mais rápido que o vice-campeão Batista e cinco sobre Cantero, quinto melhor triatleta do mundo em 2025 e que vinha de um segundo lugar na final do Circuito Mundial, em Wollongong (Austrália), há duas semanas.

O triatleta brasileiro tem um histórico de vitórias em território chileno. Além do bicampeonato da Copa do Mundo em Viña Del Mar, Messias foi campeão este ano do Campeonato Sul-americano e dos Jogos Pan-americanos de 2023, ambos em Santiago. Em 2022, também em Viña, foi medalhista de ouro na Americas Cup.

Outros cinco brasileiros participaram da competição em Viña del Mar: na prova feminina, Giovanna Lacerda foi a 22ª colocada (59:59) e Gabrielle Lemes, a 26ª (1:00:17). Entre os homens, Antonio Bravo terminou em 34º lugar (51:14), Kauê Willy em 36º (51:25) e Vinicius Sant’Ana em 59º (54:56).

A seleção brasileira permanece no Chile por mais sete dias, onde disputa a prova de San Pedro de La Paz no próximo fim de semana. Já no dia 16 de novembro, eles encerram a temporada internacional com a disputa da Copa do Mundo de Florianópolis.

==
Crédito da foto: Wagner Araujo/World Triathlon

Related Posts

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.