A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) promoveu, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, a primeira edição do Curso de Certificação de Treinadoras de Triathlon – Nível 1. A iniciativa, que reuniu 40 treinadoras entre 23 e 55 anos, é um marco para a entidade e integra as ações estratégicas de fomento da equidade de gênero, fortalecendo o desenvolvimento de novas lideranças femininas na modalidade.
Ministrado pela diretora técnica Elinai Freitas e com apoio da coordenadora da área da mulher Bruna Mahn, o curso apresentou os princípios fundamentais do triathlon e forneceu uma base de conhecimento técnico para a elaboração de sessões de treinamento. Além disso, a proposta foi preparar as treinadoras para diversos desafios que encontrarão no esporte, principalmente relacionados à valorização profissional das mulheres.
Nesse sentido, a edição inaugural contou ainda com duas convidadas especiais: Paula Korsakas, consultora do COB em desenvolvimento esportivo e equidade de gênero; e Larissa Galatti, docente na UNICAMP e especialista em Pedagogia do Esporte, desenvolvimento de atletas e treinadores esportivos, que encerrou as atividades com a palestra “Ser Treinadora: Barreiras e Suportes”.
O Curso de Certificação de Treinadoras de Triathlon – Nível 1 é resultado de um projeto iniciado pela CBTri em 2024, em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB): Diagnóstico do Triathlon Feminino no Brasil, que apontou a necessidade de maior presença feminina no esporte, sobretudo em cargos de liderança.
==
Crédito da foto: William Lucas/COB