Instituto Olímpico Brasileiro, área de educação do Comitê Olímpico do Brasil, vai oferecer oportunidades para 12 cursos em 2021
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) abre nesta quarta-feira, dia 17, inscrições para 12 cursos oferecidos pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), braço de Educação da entidade. Gestores, treinadores, atletas e profissionais do esporte podem se inscrever no site (clique aqui) para concorrer às oportunidades para 2021.
Os cursos, realizados em módulos presenciais, on-line e híbridos, são totalmente gratuitos e têm chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e das Confederações Brasileiras Olímpicas, de acordo com cada um.
“O Comitê Olímpico do Brasil entende a importância que as pessoas assumem dentro do processo de desenvolvimento esportivo. Acreditamos que a educação é o caminho certo, a mola propulsora para grandes conquistas. Por isso, investir na qualificação de profissionais do esporte é fundamental”, diz o presidente do COB, Paulo Wanderley.
Para participar, o profissional, estudante ou atleta deve se inscrever e participar do processo de seleção nacional. As informações detalhadas, como critérios, informativos, editais, programas e período de inscrição podem ser encontradas neste link: https://www.cob.org.br/pt/cob/home/instituto-olimpico-brasileiro. O resultado final dos aprovados pelo IOB será postado no site, pelo número de inscrição, na data prevista no edital ou informativo do curso.
Cursos do ano de 2021:
PROGRAMA DE GESTORES
– Curso Fundamentos da Administração Esportiva (FAE)
O participante aprende sobre o Movimento Olímpico, adquire noções básicas sobre gestão esportiva, desenvolvimento e preparação esportiva e conhece como se organiza uma missão para os Jogos Olímpicos. Durante o curso ocorrem debates e avaliações, oferecidos através do sistema de educação a distância.
• Carga horária: 70 horas.
• Formato: a distância.
– Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE)
Promove a análise, a discussão e a produção de conhecimento, além de propor soluções concretas para as diferentes organizações dirigentes dos esportes Olímpicos no país. Gestão Estratégica, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão de Marketing e Organização de Grandes Eventos Esportivos estão entre as disciplinas ministradas, divididas entre presenciais e a distância.
• Carga horária: 360 horas.
• Nível: avançado.
• Formato: presencial* e a distância.
– Encontro Anual de Atualização de Gestores das Confederações
É um treinamento voltado para o aperfeiçoamento dos profissionais das Confederações Nacionais Dirigentes dos Esportes Olímpicos, com o objetivo de capacitar os participantes para a utilização de novas ferramentas de gestão do COB; apresentar as melhores práticas de gestão do mercado; além de prover subsídios para exercerem suas funções de forma efetiva em suas atividades administrativas diárias.
• Carga horária: 40 horas.
• Nível: básico e intermediário.
• Formato: presencial*.
• 2º semestre.
ACADEMIA BRASILEIRA DE TREINADORES
– Curso Básico de Gestão para Treinadores (CBGT)
Além de assumir o sistema de treinamento dos atletas, o treinador também deve estar preparado para coordenar equipes multidisciplinares e lidar com os seus principais stakeholders (federações, clubes, patrocinadores, atletas, entre outros). Para tanto, este Curso tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências, no que se refere ao planejamento, gestão de pessoas, gestão financeira, além de habilidades, tais como: negociação, gestão de conflitos, entre outras. Apresentado no formato totalmente a distância (EAD), o conteúdo se destaca em videoaulas interativas, além de conteúdo escrito.
• Carga horária: 70 horas.
• Modalidades atendidas por Edição: todas
• Formato: a distância.
– Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO): Atletismo, Ginástica Artística, Judô e Natação
Os Cursos de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO) têm o objetivo de orientar profissionais de Educação Física a trabalharem a Iniciação Esportiva, com crianças de 5 a 10 anos, de forma adequada e prazerosa, contribuindo para o desenvolvimento de jovens talentos e promovendo os Valores Olímpicos no ambiente educacional.
Com base em técnicas pedagógicas consistentes, com atenção ao desenvolvimento integral da criança, o CIEVO busca proporcionar uma experiência prazerosa aos alunos que queiram dar início à alguma prática esportiva, para que eles possam se beneficiar em termos de desenvolvimento motor, saúde, inclusão, oportunidade e senso de coletividade e, em consequência desse processo, aumentar as chances de potenciais talentos identificados e encaminhados para o esporte de alto rendimento.
Além disso, o curso aborda os Valores Olímpicos e apresenta sugestões de como eles podem ser trabalhados por meio de atividades lúdicas com as crianças.
• Carga horária: 70 horas.
• Edições oferecidas do CIEVO: Atletismo, Ginástica Artística, Judô e Natação.
• Nível: básico.
• Formato: a distância.
PROGRAMA DE CARREIRA DO ATLETA
– Núcleo de Atletas em Transição de Carreira
O núcleo de transição proporciona promoção educacional e suporte na transição de carreira, com oportunidades de estágios, programas de trainee e vivências profissionais, possibilidade de bolsas de estudos em diferentes áreas, e processos de coaching focados no desenvolvimento global do atleta, de modo a potencializar suas oportunidades no mundo profissional.
• Duração: 60 horas (pode variar conforme o plano de carreira de cada atleta).
• Formato: presencial* e a distância.
PROJETOS ESPECIAIS
– Curso de Introdução ao Sistema Olímpico (CISO) – para jornalistas credenciados para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021
Difunde as informações, as diretrizes e os conceitos do Movimento Olímpico para os profissionais oriundos dos veículos de comunicação, que realizam a cobertura de grandes eventos esportivos. O CISO ocorre na modalidade de educação a distância.
• Carga horária: 40 horas.
• Nível: básico.
• Formato: a distância.
– Programa de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE)
O Programa de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte tem como objetivo conscientizar toda a comunidade esportiva e difundir amplamente o tema do assédio e abuso no esporte, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a legislação vigente. Este programa é destinado a atletas, treinadoras, treinadores, e membros das organizações esportivas e está dividido em dois cursos: um voltado para adultos e outro para jovens atletas, de 12 a 17 anos, da iniciação esportiva ao alto rendimento.
– Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE) – para adultos
• Carga horária: 30 horas.
• Nível: básico.
• Formato: a distância.
– Curso Abuso e Assédio Fora de Jogo – para jovens
• Carga horária: 30 horas.
• Nível: básico.
• Formato: a distância.
*Devido à pandemia, todos os cursos em formato presencial serão realizados conforme as normas de saúde vigentes, podendo ser alterados, a qualquer momento, para o formato presencial on-line.]
Por dentro do IOB
O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) é a área de Educação do COB. Fundado em 2009, tem a missão de gerar e difundir conhecimento, promovendo programas de capacitação e desenvolvimento para a formação profissional de alta qualidade, visando contribuir com o desenvolvimento e o crescimento do esporte nacional. O IOB capacita e forma diferentes profissionais, por meio de quatro principais programas: Programa de Gestores, Programa de Carreira do Atleta, Academia Brasileira de Treinadores e Projetos Especiais; todos alinhados com a visão de ser reconhecido pela excelência dos resultados esportivos, gestão e governança.
IOB em números:
– 79% das medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016 vieram também das Confederações Brasileiras que mais receberam capacitação do IOB;
– O IOB capacitou mais de 14 mil gestores, treinadores, atletas e demais profissionais ligados ao esporte;
– Desenvolveu mais de 400 mil horas de capacitação.
Corpo Docente
Corpo docente altamente qualificado, constituído em sua maioria por pós-doutores, doutores, mestres e especialistas. Há uma parcela significativa de profissionais internacionais e medalhistas Olímpicos.
Formato e Estrutura
– Cursos de nível básico a avançado, com carga horária de 08h a 380h;
– Todos os profissionais capacitados pelo IOB são beneficiados com bolsas de estudo de 100% conquistadas por meio de processo seletivo público. Exceto o Congresso Olímpico Brasileiro, em que a participação é realizada por meio da aquisição do ingresso. A compra deve ser feita pelo site oficial do evento (https://congresso.cob.org.br).
– Parceria de uma rede de Centros de Treinamento nacionais e internacionais, com o Laboratório Olímpico e Biblioteca especializada.
Instituto Olímpico Brasileiro, área de educação do Comitê Olímpico do Brasil, vai oferecer oportunidades para 12 cursos em 2021
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) abre nesta quarta-feira, dia 17, inscrições para 12 cursos oferecidos pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), braço de Educação da entidade. Gestores, treinadores, atletas e profissionais do esporte podem se inscrever no site (clique aqui) para concorrer às oportunidades para 2021.
Estão disponíveis vagas para os cursos de Fundamentos da Administração Esportiva (FAE); Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE), Encontro Anual de Atualização de Gestores das Confederações (2º. Semestre); Curso Básico de Gestão para Treinadores (CBGT); Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO) nas modalidades de Atletismo, Ginástica Artística, Judô e Natação; Programa de Carreira do Atleta (PCA) – Núcleo de Transição de Carreira; Curso de Introdução ao Sistema Olímpicos (CISO), para jornalistas; Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte, para adultos (PEAAE); e Curso Abuso e Assédio Fora de Jogo, para jovens.
Os cursos, realizados em módulos presenciais, on-line e híbridos, são totalmente gratuitos e têm chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e das Confederações Brasileiras Olímpicas, de acordo com cada um.
“O Comitê Olímpico do Brasil entende a importância que as pessoas assumem dentro do processo de desenvolvimento esportivo. Acreditamos que a educação é o caminho certo, a mola propulsora para grandes conquistas. Por isso, investir na qualificação de profissionais do esporte é fundamental”, diz o presidente do COB, Paulo Wanderley.
Para participar, o profissional, estudante ou atleta deve se inscrever e participar do processo de seleção nacional. As informações detalhadas, como critérios, informativos, editais, programas e período de inscrição podem ser encontradas neste link: https://www.cob.org.br/pt/cob/home/instituto-olimpico-brasileiro. O resultado final dos aprovados pelo IOB será postado no site, pelo número de inscrição, na data prevista no edital ou informativo do curso.
Cursos do ano de 2021:
PROGRAMA DE GESTORES
– Curso Fundamentos da Administração Esportiva (FAE)
O participante aprende sobre o Movimento Olímpico, adquire noções básicas sobre gestão esportiva, desenvolvimento e preparação esportiva e conhece como se organiza uma missão para os Jogos Olímpicos. Durante o curso ocorrem debates e avaliações, oferecidos através do sistema de educação a distância.
• Carga horária: 70 horas.
• Formato: a distância.
– Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE)
Promove a análise, a discussão e a produção de conhecimento, além de propor soluções concretas para as diferentes organizações dirigentes dos esportes Olímpicos no país. Gestão Estratégica, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão de Marketing e Organização de Grandes Eventos Esportivos estão entre as disciplinas ministradas, divididas entre presenciais e a distância.
• Carga horária: 360 horas.
• Nível: avançado.
• Formato: presencial* e a distância.
– Encontro Anual de Atualização de Gestores das Confederações
É um treinamento voltado para o aperfeiçoamento dos profissionais das Confederações Nacionais Dirigentes dos Esportes Olímpicos, com o objetivo de capacitar os participantes para a utilização de novas ferramentas de gestão do COB; apresentar as melhores práticas de gestão do mercado; além de prover subsídios para exercerem suas funções de forma efetiva em suas atividades administrativas diárias.
• Carga horária: 40 horas.
• Nível: básico e intermediário.
• Formato: presencial*.
• 2º semestre.
ACADEMIA BRASILEIRA DE TREINADORES
– Curso Básico de Gestão para Treinadores (CBGT)
Além de assumir o sistema de treinamento dos atletas, o treinador também deve estar preparado para coordenar equipes multidisciplinares e lidar com os seus principais stakeholders (federações, clubes, patrocinadores, atletas, entre outros). Para tanto, este Curso tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências, no que se refere ao planejamento, gestão de pessoas, gestão financeira, além de habilidades, tais como: negociação, gestão de conflitos, entre outras. Apresentado no formato totalmente a distância (EAD), o conteúdo se destaca em videoaulas interativas, além de conteúdo escrito.
• Carga horária: 70 horas.
• Modalidades atendidas por Edição: todas
• Formato: a distância.
– Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO): Atletismo, Ginástica Artística, Judô e Natação
Os Cursos de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO) têm o objetivo de orientar profissionais de Educação Física a trabalharem a Iniciação Esportiva, com crianças de 5 a 10 anos, de forma adequada e prazerosa, contribuindo para o desenvolvimento de jovens talentos e promovendo os Valores Olímpicos no ambiente educacional.
Com base em técnicas pedagógicas consistentes, com atenção ao desenvolvimento integral da criança, o CIEVO busca proporcionar uma experiência prazerosa aos alunos que queiram dar início à alguma prática esportiva, para que eles possam se beneficiar em termos de desenvolvimento motor, saúde, inclusão, oportunidade e senso de coletividade e, em consequência desse processo, aumentar as chances de potenciais talentos identificados e encaminhados para o esporte de alto rendimento.
Além disso, o curso aborda os Valores Olímpicos e apresenta sugestões de como eles podem ser trabalhados por meio de atividades lúdicas com as crianças.
• Carga horária: 70 horas.
• Edições oferecidas do CIEVO: Atletismo, Ginástica Artística, Judô e Natação.
• Nível: básico.
• Formato: a distância.
PROGRAMA DE CARREIRA DO ATLETA
– Núcleo de Atletas em Transição de Carreira
O núcleo de transição proporciona promoção educacional e suporte na transição de carreira, com oportunidades de estágios, programas de trainee e vivências profissionais, possibilidade de bolsas de estudos em diferentes áreas, e processos de coaching focados no desenvolvimento global do atleta, de modo a potencializar suas oportunidades no mundo profissional.
• Duração: 60 horas (pode variar conforme o plano de carreira de cada atleta).
• Formato: presencial* e a distância.
PROJETOS ESPECIAIS
– Curso de Introdução ao Sistema Olímpico (CISO) – para jornalistas credenciados para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021
Difunde as informações, as diretrizes e os conceitos do Movimento Olímpico para os profissionais oriundos dos veículos de comunicação, que realizam a cobertura de grandes eventos esportivos. O CISO ocorre na modalidade de educação a distância.
• Carga horária: 40 horas.
• Nível: básico.
• Formato: a distância.
– Programa de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE)
O Programa de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte tem como objetivo conscientizar toda a comunidade esportiva e difundir amplamente o tema do assédio e abuso no esporte, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a legislação vigente. Este programa é destinado a atletas, treinadoras, treinadores, e membros das organizações esportivas e está dividido em dois cursos: um voltado para adultos e outro para jovens atletas, de 12 a 17 anos, da iniciação esportiva ao alto rendimento.
– Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE) – para adultos
• Carga horária: 30 horas.
• Nível: básico.
• Formato: a distância.
– Curso Abuso e Assédio Fora de Jogo – para jovens
• Carga horária: 30 horas.
• Nível: básico.
• Formato: a distância.
*Devido à pandemia, todos os cursos em formato presencial serão realizados conforme as normas de saúde vigentes, podendo ser alterados, a qualquer momento, para o formato presencial on-line.]
Por dentro do IOB
O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) é a área de Educação do COB. Fundado em 2009, tem a missão de gerar e difundir conhecimento, promovendo programas de capacitação e desenvolvimento para a formação profissional de alta qualidade, visando contribuir com o desenvolvimento e o crescimento do esporte nacional. O IOB capacita e forma diferentes profissionais, por meio de quatro principais programas: Programa de Gestores, Programa de Carreira do Atleta, Academia Brasileira de Treinadores e Projetos Especiais; todos alinhados com a visão de ser reconhecido pela excelência dos resultados esportivos, gestão e governança.
IOB em números:
– 79% das medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016 vieram também das Confederações Brasileiras que mais receberam capacitação do IOB;
– O IOB capacitou mais de 14 mil gestores, treinadores, atletas e demais profissionais ligados ao esporte;
– Desenvolveu mais de 400 mil horas de capacitação.
Corpo Docente
Corpo docente altamente qualificado, constituído em sua maioria por pós-doutores, doutores, mestres e especialistas. Há uma parcela significativa de profissionais internacionais e medalhistas Olímpicos.
Formato e Estrutura
– Cursos de nível básico a avançado, com carga horária de 08h a 380h;
– Todos os profissionais capacitados pelo IOB são beneficiados com bolsas de estudo de 100% conquistadas por meio de processo seletivo público. Exceto o Congresso Olímpico Brasileiro, em que a participação é realizada por meio da aquisição do ingresso. A compra deve ser feita pelo site oficial do evento (https://congresso.cob.org.br).
– Parceria de uma rede de Centros de Treinamento nacionais e internacionais, com o Laboratório Olímpico e Biblioteca especializada.