A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) anunciou nesta segunda-feira (22) em nota oficial a convocação oficial da delegação brasileira que representará o país no Campeonato Mundial de Triathlon 2025, a ser realizado entre os dias 14 e 18 de outubro, na cidade de Wollongong, Austrália.
A chamada contempla atletas das categorias Elite, Sub-23 e Júnior, com base nos critérios previamente estabelecidos na Nota Técnica DT 14/2025, que consideram o ranking da World Triathlon, os objetivos do Projeto Olímpico Los Angeles 2028 e o planejamento estratégico de desenvolvimento da modalidade.
Atletas convocados(as) por critério técnico
-
Elite
-
Djenyfer Arnold (SC)
-
Miguel Hidalgo (SP)
-
-
Sub-23 Masculino
-
Vinicius Avi Santana (PR)
-
-
Júnior Feminino
-
Gabriela Machado Penteado (PR)
-
Maria Clara Borges Cunha (GO)
-
Inclusões estratégicas para fortalecer a base olímpica
Com o objetivo de ampliar a participação brasileira e preparar novos talentos para os próximos ciclos olímpicos, a Direção Técnica propôs a inclusão extraordinária de atletas nas categorias Sub-23 Feminino e Júnior Masculino, medida aprovada pela Comissão de Treinadores em reunião no dia 04 de julho.
-
Sub-23 Feminino
-
Giovanna Lacerda (TO) – Destaque com 25ª colocação na World Cup Huatulco
-
Júlia Visgueiro (RJ) – Campeã do qualificatório para os Jogos Pan-Americanos Júnior 2025 e 21ª em Huatulco
-
-
Júnior Masculino
-
Arthur Morer (SP) – Melhor brasileiro nas provas continentais, com 16º lugar no Pan-Americano e 9º no Sul-Americano
-
Essas convocações visam também viabilizar a participação do Brasil no Team Relay Júnior/Sub-23, uma prova estratégica do programa do Mundial.
Comissão técnica convocada
-
Chefe de Equipe: Sérgio Santos
-
Treinadores: Marcelo Ortiz e Homero Cachel Freitas
-
Fisioterapeuta: Flávia Rocco
Procedimentos e prazos para os(as) convocados(as)
Todos os(as) atletas deverão providenciar o visto australiano e confirmar oficialmente a participação até 25 de julho, por e-mail. A confirmação da vaga na Start List da World Triathlon é obrigatória para a emissão de passagens e organização logística, conforme orientações do Manual CBTri de Participações Internacionais.
A CBTri reforça seu compromisso com a transparência e o desenvolvimento técnico contínuo da Equipe Triathlon Brasil, preparando uma delegação competitiva e alinhada às metas traçadas para os ciclos olímpicos de 2028, 2032 e 2036.
Assessoria de Comunicação – CBTri
📩 [email protected]
🌐 www.cbtri.org.br