No final da década de 1980, o triathlon já estava se consolidando no cenário esportivo mundial. Com a fundação da International Triathlon Union (ITU) em 1989 na cidade de Avignon, na França, foi organizado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, no mesmo ano e local. O norte-americano Mark Allen e a neozelandesa Erin Baker foram os grandes vencedores da prova inaugural, ocorrida no mês de agosto.
O evento foi organizado anualmente em data única até 2008, quando a ITU alterou o formato de disputa para uma série de eventos culminando em uma Grande Final. De 2009 a 2011, os eventos foram conhecidos como World Championship Series (WCS) e em 2012 passaram a chamar-se World Triathlon Series (WTS). Também faz parte do calendário da ITU, a Copa do Mundo de Triathlon, um circuito mundial de provas na distância olímpica (1,5km de natação, 40km de ciclismo, 10km de corrida) e na distância Sprint (750m natação, 20km ciclismo, 5km corrida). Criada em 1991, a série chegou a ter 20 provas em uma única temporada, mas a partir de 2009 foi reduzida para menos de 10 etapas. Atualmente, o WTS possui 8 etapas e a WC possui 16 etapas, espalhadas por todos os continentes.
O primeiro brasileiro a conquistar um título mundial na modalidade foi Leandro Macedo, que sagrou-se campeão da Copa do Mundo de Triathlon em 1991. E o gaúcho, que atualmente reside em Brasília, não parou por aí, obtendo também o melhor resultado do Brasil na história de um Mundial, conquistando uma medalha de bronze na edição do Mundial de 1996 em Cleveland, nos Estados Unidos.
Em 2015, Manoel Messias conquistou o título de campeão mundial na categoria Junior na Grande Final em Chicago, nos Estados Unidos. No ano seguinte, o cearense alcançou o vice-campeonato mundial na Categoria Sub23, na Grande Final em Cozumel, no México.
Na Grande Final em Rotterdam de 2017, mais uma cearense fez história. Vittória Lopes alcançou o Top10 na Sub23, melhor resultado de uma brasileira no evento.
Brasileiros no Ranking Mundial
No final da temporada 2003, Mariana Ohata levou o Brasil a sua melhor posição na história do ranking mundial (ITU Points list), alcançando a 10ª colocação. Entre os homens, Juraci Moreira tornou-se o brasileiro mais bem posicionado na listagem, com a 23ª colocação em 2002, feito igualado por Reinaldo Colucci em 2013.
Já Pâmella Oliveira foi a brasileira mais bem posicionada no ranking da World Triathlon Series (WTS), com um 13º lugar na temporada 2014. A capixaba ainda finalizou a temporada na 16ª colocação no ranking mundial (ITU Points List).