A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) publicou nesta semana os critérios de seleção para o Campeonato Pan-Americano de Triathlon 2025, que acontecerá nos dias 6 e 7 de junho em Calima, Colômbia.
O evento continental é considerado de alta relevância técnica e oferecerá pontos importantes para o ranking da World Triathlon, além de servir como um dos critérios seletivos para o Campeonato Mundial de 2025, que será realizado em Wollongong, na Austrália.
Segundo a nota oficial, serão apoiados até 14 atletas brasileiros distribuídos entre as categorias Júnior (6), Sub-23 (4) e Elite (4). Os selecionados receberão passagens aéreas, hospedagem, alimentação, inscrição e seguro-viagem.
Para serem elegíveis, os atletas devem ter participado do Campeonato Sul-Americano de Triathlon em Santiago, Chile, ou possuir boa posição no ranking da World Triathlon.
Os interessados, mesmo aqueles que desejam participar com recursos próprios, devem manifestar interesse por e-mail para [email protected] com cópia para [email protected] até 45 dias antes do evento. A definição final dos convocados acontecerá 31 dias antes da competição.
Todos os participantes precisam estar com registro federativo ativo em 2025, apresentar documentação médica obrigatória e estar em plenas condições físicas e mentais para competir.
O Pan-Americano contará com provas individuais e de revezamento (Team Relay), sendo que os atletas convocados devem estar disponíveis para ambas as modalidades.
Para mais informações e detalhes completos sobre os critérios de seleção, acesse a Nota Oficial DT 10/2025 no site da CBTri.