A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) informa que a categoria Elite de Longa Distância está oficialmente contemplada no edital do Bolsa Atleta 2026, programa do Ministério do Esporte.
O enquadramento desta categoria reforça o entendimento de que o Bolsa Atleta é um instrumento de fomento ao esporte de rendimento, reconhecendo o alto nível técnico e competitivo da modalidade, integrada ao sistema oficial da confederação. Dessa forma, amplia- se o alcance desta política pública para além das categorias olímpica e paralímpica, passando a valorizar diferentes expressões do alto rendimento nacional.
Confira abaixo a lista de atletas contemplados, a partir dos resultados obtidos em 2025:
FEMININO
Thais Mikelle Coelho Lima – 1º lugar – Ceará (CE)
MASCULINO
Fernando Toldi – 1º lugar – Paraná (PR)
Matheus Diniz – 2º lugar – Goiás (GO)
Gustavo Henrique Wiebbeling – 3º lugar – Paraná (PR)
Vicente Saraiva (Viça) – 4º lugar – Distrito Federal (DF)
Flávio Queiroga – 5º lugar – Ceará (CE)
Rafael Rizzato – 6º lugar – Bahia (BA)
==
A presença de atletas de diferentes estados brasileiros na classificação demonstra a capilaridade nacional da modalidade e o fortalecimento do triathlon de longa distância em diversas regiões do país.
A CBTri reafirma seu compromisso com uma gestão técnica, transparente e inclusiva, trabalhando para garantir que todas as modalidades de alto rendimento sob sua governança tenham reconhecimento institucional, critérios claros e acesso às políticas públicas de apoio ao atleta.


